Produções

 

 I SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR SOBRE VIOLÊNCIA E ACIDENTES‏

As várias formas de violência na contemporaneidade, como a no trânsito, contra a mulher, a criança e adolescentes serão debatidas no I Seminário Multidisciplinar sobre Violência e Acidentes.

O evento aconteceu nos dias 21 e 22 no auditório do Hemoce. A iniciativa foi do Núcleo de Estudos sobre Violência e Acidentes – Ação pela Paz, coordenado pelo Prof. José Gomes Bezerra Filho, do Departamento de Saúde Comunitária da Universidade Federal do Ceará.

O evento foi destinado a professores e estudantes de pós-graduação da UFC e de outras instituições, técnicos da área de saúde e também estudantes de graduação interessados na temática. A programação de abertura teve início às 18h do dia 21 com mostra de vídeos sobre o tema, seguida de solenidade de abertura e homenagem à Profª Maria Zélia Rouquayrol.

Às 19h aconteceu a conferência de abertura “Violência e Acidentes: um desafio da contemporaneidade”, com o Prof. José Jackson Sampaio (UECE). A programação incluiu apresentação de pesquisas, relatos de experiências e debates voltados para esse fenômeno na contemporaneidade, com enfoque para uma cultura de paz.

Seminário Ação pela Paz

Caixa de texto: Departamento de Saúde Comunitária
Caixa de texto: Contato

 Senhoras e Senhores participantes, ilustres autoridades convidadas e digníssimos palestrantes nosso cordial boa noite. Temos a honra de dar início ao I SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR SOBRE VIOLÊNCIA E ACIDENTES promovido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas “Ação pela Paz” do Departamento de Saúde Comunitária da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará

O termo violência incorpora distintas categorias que merecem atenção específica, com diferentes possibilidades de abordagens, dentre as quais recortamos a violência histórico-estrutural, contra a pessoa e nos espaços sociais, podendo estas ser empreendidas no aspecto verbal, físico ou moral, ou suas combinações, potencializadas ou não por distúrbios emocionais, pelo uso de drogas ou pela tolerância a comportamentos agressivos.

Por apresentar um amplo espectro, como pudemos constatar na amostra em vídeo agora apresentada, toma o caráter multidisciplinar, tornando-se objeto de estudo de diversas áreas do conhecimento científico. O objetivo deste seminário é contribuir, através do instrumental fornecido pela saúde pública, no entendimento das questões relativas à violência e acidentes e na construção de propostas que venham minimizar estes graves problemas.

Vivenciamos momentos em que a violência vem se configurando como uma importante questão que aflige muitos países e em especial o Brasil, por toda sua complexidade biopsicossocial. Deparamo-nos com indicadores que apontam, cada vez mais, para a sua gravidade. O papel dos meios de comunicação como espaço de debate e no qual a violência se transforma em espetáculo tem preocupado a academia quanto a sua eficácia e seus reais objetivos. A paz deixou de ser um bem natural e transformou-se em um produto de consumo negociado no mercado de bens e serviços do mundo globalizado.

Inseridos neste contexto acreditamos que relatos de experiências nesta temática contribuam para a formulação de Políticas Públicas e sinalizem estratégias de enfrentamento destes fenômenos. Para tanto, propomo-nos hoje e amanhã 21 e 22 de outubro de 2010 envidarmos nossos esforços no sentido de dialogar com diferentes atores da sociedade desencadeando mais um processo de reflexão e de construção coletiva de propostas para equacionar a questão.

Temos acompanhado diversas iniciativas de movimentos sociais que buscam alternativas para o citado enfrentamento, dentre as quais destacamos o papel das universidades através da criação de grupos direcionados ao estudo da violência procurando compreender suas raízes históricas e os contextos sócio-econômicos nos quais se perpetua e se reproduz. De fato, é missão da universidade e responsabilidade social das instituições contribuírem com propostas e ações que promovam a paz e previnam a violência. Uma dessas iniciativas foi a idealização do I Seminário Interdisciplinar sobre Violência e Acidentes da UFC que ora se concretiza.

Nós do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da UFC, imbuídos destes mesmos propósitos, oferecemos aos nossos mestrandos e doutorandos uma linha de pesquisa que objetiva investigar a violência em suas diversas interfaces, oferecendo-lhes ao mesmo tempo a oportunidade de associar-se ao Núcleo “Ação pela Paz”, aliando-se a profissionais da área, de diversas instituições, usufruindo deste espaço alternativo para a reflexão, a crítica e a produção científica.

Estamos cientes que o esforço que vem sendo desenvolvido pelo Núcleo “Ação pela Paz”, para o qual gostaríamos de dirigir nosso especial agradecimento, irá contribuir para o entendimento da gênese e da dinâmica desse fenômeno, particularmente em nosso contexto.

Gostaríamos, também, de dirigir nossos sinceros agradecimentos aos senhores palestrantes e autoridades convidadas pela disponibilidade e presteza com a qual aderiram a esta proposta.

Não podemos deixar de dirigir, também, nossa atenção as vítimas em geral da violência, e se servir de alento, reafirmar nosso propósito de trabalhar incessantemente em prol de uma sociedade mais pacífica na qual as pessoas possam desfrutar de tranqüilidade e de justiça social.

"O que me preocupa não é nem o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética... O que me preocupa é o silêncio dos bons."

Martin Luther King

Em sendo assim, declaro abertos nossos trabalhos!

Carta de Abertura do Seminário Ação pela Paz

http://files.grupoacaopelapaz.webnode.com.br/200000173-383d039371/folder%202.jpghttp://files.grupoacaopelapaz.webnode.com.br/200000172-e61c9e716e/folder%201.jpg

Folder do Seminário Ação pela Paz